sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Monocromática da vida real

Monocromática da vida real


Eu estava vendo “A noiva cadáver” no SBT, afinal não tinha nada pra fazer, e reparei uma coisa legal, bem tênue, quase imperceptível, o mundo dos vivos é monocromático, triste, sempre com um tom de melancolia, um lugar sem musica sem dança, completamente sem graça. Ao passo que o mundo dos mortos é cheio de cor, Jazz tocando, boas histórias e alegria, um mundo muito vivo.

O que cria um tremendo paradoxo semiótico, porém, não é o que de fato acontece?
Não galera eu nunca morri, pelo menos que eu saiba, mas podemos pensar de outra forma... finja que os mundos são sociedades, o dos vivos a sociedade em geral e o dos mortos o de outras sociedades, sei lá a comunidade Hippie ou a comunidade LGBT, ta difícil ainda? Imagine você que está lendo este blog neste momento, se considera uma pessoa que vive na sociedade geral ou uma é exceção? Você obedece às convenções impostas pelo mundo dos vivos? Usa um terninho ou Tié (sei lá como se escreve isso¬¬) , se usa é porque gosta ou porque é necessário?? Quando sente vontade de gritar grita ou se cala?? Já dançou no meio da rua??

Não coloco os Gays, Hippies, Punks e todas as outras comunidades e tribos no papel de mortos por discriminação ou nada do gênero, não que também seja questão de gênero, mas por que de uma forma própria eles são felizes, e isso se da pelo fato de estarem pouco se importando para as convenções sociais e por isso serem considerados, de fato, como mortos para a sociedade.

Porém o que é importante para você? Se divertir, e fazer as coisas que deseja ou obedecer sempre às convenções das quais vocês nem fizeram parte da construção?

Então saia, grite, beba, dance, cante, pule na piscina de roupa ou sem, Beije, faça sexo casual, faça amor e faça guerra, faça o que quiser
.
Mas antes de fazer qualquer destas coisas se pergunte “Em que mundo eu quero viver”


Obs: Faça sexo com responsabilidade, afinal já temos vivos o suficiente neste mundo.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

E um pouco de ME

Olá meus poucos leitores, pelo momento=d,hoje pretendo trazer um pouco sobre movimento estudantil, afinal é a minha área de atuação...

*Em um breve resumo do ME brasileiro eu colocaria em destaque duas situações um pouquinho menos sabidas nos dias de hoje que o movimento dos caras pintadas.

*Primeiramente as manifestações dos estudantes em 53 na campanha do petróleo é nosso, que combatia a idéia das petroleiras estrangeiras que defendiam que não havia petróleo no Brasil, porém se houvesse deveria ser explorado pela iniciativa privada. Pela luta daqueles estudantes da década de 50 mantivemos o monopólio sobre o petróleo através da Lei 2004/53 sancionada por Getulio, que criou a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) que deteve a monopólio estatal por 44 anos, até a quebra do mesmo pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 16 de outubro de 1997 com a lei 9.487/97 que criou a agencia reguladora ANP, que abriu caminho para a participação do setor privado na pesquisa, exploração, refino do petróleo brasileiro.

*E outro caso, que não é tão complicado assim, mas que foi o ataque ao prédio da UNE (União nacional dos Estudantes) no dia 01 de abril de 64, Sim dia do golpe militar. O que nos devemos nos indagar é: Por que o prédio da UNE foi atacado primeiro que o prédio dos sindicatos, por exemplo? A resposta é clara, os estudantes são a vanguarda da revolução, mas tirando um pouco a revolução disso, é a vanguarda, também, de defesa dos direitos da sociedade, afinal como os militares haviam visto há poucos anos, e mal sabiam que veriam dali a 24 anos novamente, os estudantes eram questionadores e não aceitariam a repressão de pensamento, o que colocaria o regime tecnocrático-militar em risco.


*Bom, apesar de hoje o movimento estudantil brasileiro estar um pouco abandonado, ou pior APARELHADO, para os que estão por fora aparelhar uma instituição é quando você traz o partido para o âmbito do movimento, e tira o intuito suprapartidário da movimentação, ele já foi um dos principais movimentos de vanguarda dos direito da sociedade, vide histórico acima. Porém o que acontece hoje em dia é a massificação do movimento, ou seja, a transformação do movimento em mera instancia partidária, hoje a UNE e a UEE-SP encontram-se nas mão de pessoas despreparadas e sem movimentação política, a não ser as partidária, o que leva o movimento á uma completa inércia.

*O que eu quero dizer é, A movimentação partidária não deve de forma alguma influenciar dentro do movimento estudantil, pois o movimento tem de ser livre de institucionalizações, porém é inevitável que pessoas de partidos tragam as idéias dos seus para dentro do movimento. Assim sendo, como poderíamos separar o partido do movimento?? Ou da própria ideologia??

*Essa construção deverá ser dada por alunos, sim alunos, mas que não sejam ligados a partidos ou tendências, alunos estudantes mesmo, que acima de qualquer coisa amem o Brasil. Tenho de fato orgulho de pela primeira vez em uns quatro anos de movimento ver alguém querer se movimentar para uma transformação no ME de massificação da UJS (União dos jovens socialistas, juventude do PCdoB), e quero de verdade ver isso acontecer, tem orgulho também de fazer parte de uma instancia de discução e representação dos alunos na Universidade São Judas Tadeu que é, a meu ver, supra partidária, o meu querido CA. Tenho consciência das dificuldades, e não se enganem com títulos ou nomes que me dêem, sei que ainda sou inocente em muitos aspectos, mas tenham certeza, quero o melhor para meus pais, quero o melhor para minha universidade e quero também o melhor para o meu partido e luto por isso, por vezes acabo tendo de enfrentar amigos, ou até conversar com pessoas que apesar de terem uma ideologia muito parecida com a minha ainda assim por motivos muito tênues acabam divergindo dos meios empregados à consagração de objetivos, seja o que for que meu pai me de sempre forças pra lutar.

Felipe Augusto dos Santos

PS: gostaria de terminar este post com a frase de um grande sociólogo, que por algum acaso foi militante do movimento estudantil na década de 70, salve engano, um dos caras que mais admiro no Brasil, Florestan Fernandes

"Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo,
com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo"
(Florestan Fernandes)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Primeiro Post

Sempre achei que começar as coisas é muito difícil, porém creio que muuuito mais difícil é continuar. Mas diante de vários dias em que fiquei com muita vontade de escrever algo importante, para que outras pessoas pudessem ler e não havia, até aquele momento, nenhum meio, então estou criando este blog para poder voltar a me linkar com o mundo novamente.

Bom, adiantando o que vocês vão achar por aqui à cada post.
* esperem achar bastantes coisas, e sim é bastanteS, sobre musica, porém musica boa, algo entre Vinicius de Moraes e Skank, e muitas outras, mas no geral, nenhuma banda nova.
* Poesias, talvez, mas só se for algo muuuito a ver com o meu dia.
* Filosofia... Com certeza, mas garanto que vou colocar textos legais, e de preferência que não me gerem processos judiciais sarsarrsa.
* Alguma coisa sobre o direito, não o lado nem o ético o judicial mesmo, mas nada muito à fundo, só que for por demais relevante.
* Algo sobre política, prometo ser o menos tendencioso possível... Tá bom, tá bom, tava de sacanagem... Quem não me conhece ainda eu sou secretario de Movimento Estudantil do partido dos Trabalhadores e comunista, não eu não como criançinhas, porém não se enganem, isso não fez com que eu perdesse meu senso crítico.


Bem, vão encontrar textos, no geral, bem humorados e de crítica, pelo menos assim espero, assim como coisas que eu realmente acredito que vá acrescentar algo aos meus leitores.

Bom agradeço aos que de já estão me lendo, e aos que vão me ler em breve, de qualquer forma chega de picuinhas e vamos ao trabalho.