Olá meus poucos leitores, pelo momento=d,hoje pretendo trazer um pouco sobre movimento estudantil, afinal é a minha área de atuação...
*Em um breve resumo do ME brasileiro eu colocaria em destaque duas situações um pouquinho menos sabidas nos dias de hoje que o movimento dos caras pintadas.
*Primeiramente as manifestações dos estudantes em 53 na campanha do petróleo é nosso, que combatia a idéia das petroleiras estrangeiras que defendiam que não havia petróleo no Brasil, porém se houvesse deveria ser explorado pela iniciativa privada. Pela luta daqueles estudantes da década de 50 mantivemos o monopólio sobre o petróleo através da Lei 2004/53 sancionada por Getulio, que criou a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) que deteve a monopólio estatal por 44 anos, até a quebra do mesmo pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 16 de outubro de 1997 com a lei 9.487/97 que criou a agencia reguladora ANP, que abriu caminho para a participação do setor privado na pesquisa, exploração, refino do petróleo brasileiro.
*E outro caso, que não é tão complicado assim, mas que foi o ataque ao prédio da UNE (União nacional dos Estudantes) no dia 01 de abril de 64, Sim dia do golpe militar. O que nos devemos nos indagar é: Por que o prédio da UNE foi atacado primeiro que o prédio dos sindicatos, por exemplo? A resposta é clara, os estudantes são a vanguarda da revolução, mas tirando um pouco a revolução disso, é a vanguarda, também, de defesa dos direitos da sociedade, afinal como os militares haviam visto há poucos anos, e mal sabiam que veriam dali a 24 anos novamente, os estudantes eram questionadores e não aceitariam a repressão de pensamento, o que colocaria o regime tecnocrático-militar em risco.
*Bom, apesar de hoje o movimento estudantil brasileiro estar um pouco abandonado, ou pior APARELHADO, para os que estão por fora aparelhar uma instituição é quando você traz o partido para o âmbito do movimento, e tira o intuito suprapartidário da movimentação, ele já foi um dos principais movimentos de vanguarda dos direito da sociedade, vide histórico acima. Porém o que acontece hoje em dia é a massificação do movimento, ou seja, a transformação do movimento em mera instancia partidária, hoje a UNE e a UEE-SP encontram-se nas mão de pessoas despreparadas e sem movimentação política, a não ser as partidária, o que leva o movimento á uma completa inércia.
*O que eu quero dizer é, A movimentação partidária não deve de forma alguma influenciar dentro do movimento estudantil, pois o movimento tem de ser livre de institucionalizações, porém é inevitável que pessoas de partidos tragam as idéias dos seus para dentro do movimento. Assim sendo, como poderíamos separar o partido do movimento?? Ou da própria ideologia??
*Essa construção deverá ser dada por alunos, sim alunos, mas que não sejam ligados a partidos ou tendências, alunos estudantes mesmo, que acima de qualquer coisa amem o Brasil. Tenho de fato orgulho de pela primeira vez em uns quatro anos de movimento ver alguém querer se movimentar para uma transformação no ME de massificação da UJS (União dos jovens socialistas, juventude do PCdoB), e quero de verdade ver isso acontecer, tem orgulho também de fazer parte de uma instancia de discução e representação dos alunos na Universidade São Judas Tadeu que é, a meu ver, supra partidária, o meu querido CA. Tenho consciência das dificuldades, e não se enganem com títulos ou nomes que me dêem, sei que ainda sou inocente em muitos aspectos, mas tenham certeza, quero o melhor para meus pais, quero o melhor para minha universidade e quero também o melhor para o meu partido e luto por isso, por vezes acabo tendo de enfrentar amigos, ou até conversar com pessoas que apesar de terem uma ideologia muito parecida com a minha ainda assim por motivos muito tênues acabam divergindo dos meios empregados à consagração de objetivos, seja o que for que meu pai me de sempre forças pra lutar.
Felipe Augusto dos Santos
PS: gostaria de terminar este post com a frase de um grande sociólogo, que por algum acaso foi militante do movimento estudantil na década de 70, salve engano, um dos caras que mais admiro no Brasil, Florestan Fernandes
"Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo,
com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo"
(Florestan Fernandes)
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
E ai Meu velho, vai comentar é?! satisfação ai...