sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pela Janela...














"Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle..."

Sim, hoje eu vou falar sobre janela... ai o coitado do leitor amigo, que de alguma forma recebeu esse link se pergunta, "O que eu tenho a ver com janela??" eu lhe repondo "TUDO!"...
resolvi escrever esse post depois de perceber o quanto eu olho pela janela, eu vou e volto de ônibus e metrô pra casa e pro trabalho, e uma coisa que eu não abro mão é de sentar na janelinha, gosto de ver as coisas passando e tudo mais, no meu trabalho eu fico de costas pra janela, o que pra mim é bastante desconfortavel, sinto falta de ver algo que não só a tela do meu computador, Ai se a Cris ou a Angela soubesse que eu dava metade do meu salário pra trocar de lugar com elas, MAAAAS eu penso sempre positivo, e já que o sistema operacional do escritório é o Windows eu de certa forma fico olhando pra uma janela =D

E não é só ai não, normalmente eu saio do escritório pra fazer diligências no período da tarde e adivinha, vou eu olhando pela janela do ônibus novamente, gosto quando eu vou para o interior, na Bianchinni (Meu antigo escritório) eu viajava muito, o que eu adorava, porque tinha muita coisa pra ver, provavelmente se você já viu alguma coisa bonita, paisagem, carro, mulher, eu... tem grandes chances de ter sido da janela do sítio da sua avó, do ônibus, do escritório, da minha vizinha de frente... eu sou capaz de dizer que "a janela é a moldura do cotidiano" e quem lê meus posts mais antigos vai perceber que eu gosto bastante do cotidiano...

Mas eu tenho reparado bastante nas janelas dos Fóruns, pois é, eu fico muito tempo em ofícios (eu achei que ia pegar mal escrever "nas varas), principalmente no Foro João Mendes Jr. e no extinto TAC, hoje Pátio do Colégio, e tem algumas vistas que eu guardo bem, uma é do 18º andar do João Mendes, acho que do antigo 16º Grupo de câmaras, dava pra ver São Paulo inteira, da pra perceber as cadeias de montanhas ao redor, e a cidade no meio, uma muralha de prédios, onde eu acredito ser o Tatuapé e mais ao fundo algum lugar mais alto, que eu acredito ser próximo à minha casa (Eu moro em um dos lugares mais altos de são paulo, da pra ver a Av.Paulista e o Pico do Jaraguá) e outra vista, que eu gosto bastante é uma da sala 509 do Pátio do Colégio a paisagem é bem mais baixa, mas pela janela se vê a estátua da musa do IV Centenário do tronco à cabeça com a paisagem do vale do Parque Dom Pedro e uma boa parte da cidade ao fundo...

Bom, esse post acabou por ser mudado radicalmente, pois eu pela primeira vez tinha escrito a idéia antes em um papel, em um dos poucos momentos em que eu estava em um ônibus e não estava ou dormindo ou olhando pra janela, maaaaaaas por infelicidade escrevi em um papel de diligência, que eu acabei entregando pro Marcio, meu chefe, eu até pedi de volta, mas fiquei com vergonha de falar o porquê, ele por fim não me devolveu, não sei bem se o leu, mas prometo posta-lo um dia, se eu tiver sorte na recuperação da folhinha.... Marcio se você estiver me lendo esta na folha... ah! deixa pra lá...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Muito gelo e dois dedos d'agua ou cowboy

A frase é:
"O Whisky é o melhor amigo do homem, o whisky é o cão engarrafado"
(Vinicius de Moraes)












Outro grande homem já disse "Se quiser conhecer um homem é só olhar para o Whisky dele"


E ai eu me pergunto qual é o seu Wisky? Puro? ao bom e velho estilo dos "Cowboy" do Velho Oeste, sem frescura, sem conversa você esta aqui para tomar seu Whisky, de preferência sem ser incomodado nem pelas garçonetes, e coloca outra dose ai que você já ta de saida não é mesmo?

Muito gelo e dois dedos d'agua? É pra já... esse drink me faz pensar duas coisas
I porque essa pessoa está tomando Whisky e não um copo de agua e
II o que ela esconde

Não sacou né?! olha lá pro cara... até que é comunicativo, pegou o copo e já saiu sasaricando entre as mesas cumprimentando todos com o sorriso no rosto, deve ser uma pessoa bem diferente, tremendo de um iceberg "TIIIIIIIIIIIIO EU NÃO TO ENTENDENDO" é porque você não toma Whisky filho, quando você coloca muito gelo e dois dedos d'agua você primeiro esconde todo o gelo ficando só uma pontinho pra fora, mas o resto... o resto ta ali embaixo... e os dois dedos d'agua?!?!? O cara que bebe isso já não ta mais tomando Whisky, ta tomando suco de malte... vai açucar ai patrão??...

Em fim, qual é o seu Whisky?? com laranja? só gelo? pensa nisso, pode ser que você descubra algo sobre você... BOM é um cowboy e um com muito gelo e dois dedos d'agua, o açucar é por conta... fica R$45,00 patrão, com mais 10% R$49,50, obrigado pela preferência e volte sempre

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tem dias que a noite é foda

Já diriam as garotas do K.SSIS (banda zuada, mas que eu lembro BEM de um refrão "tem dias que a noite é foda")

Nossa vida é feita de altos e baixos, missões nos são passadas, e nós tentamos cumpri-las, o nosso problema é não querer aceitar que já completamos nossa tarefa e que as pessoas também completaram tarefas nas nossas vidas.

Quando penso o porquê disso me assusto, pois é por mera acomodação!!!

Será que nosso costume com situações e fatos é mais importante do que o que agente ainda tem pra fazer no mundo? Será que não é egoísmo nosso?


Eu estou com medo dos meus dias seguinte, mas eu tenho certeza que eu vou enfrentar, com ajuda dos que eu mais amo ou não, dos que mais me aguentam....


Obrigado PAI

sábado, 22 de janeiro de 2011

Sobre como falamos mal de nós mesmos

- Ei, Sandra, aqui! - Sandra ficou aliviada ao em fim encontrar sua cunhada agitando os braços na rodoviária do Tietê, Marta.

- Oi Marta, você demorou

O comentário pode parecer um pouco mal criado, porém neste momento importa dizer que Sandra veio de uma pequena Cidade no interior do Mato Grosso, e não acostumada com a movimentação tem motivos de sobra para o assombro.

-Pois é menina eu tive que vir de Metrô, o imbecil do mecânico do Sérgio não arrumou o carro, espero que você não se importe de carregar suas malas - disse Marta com um sorriso amarelo no rosto.

- Não tem problema, já estou acostumada a carregar peso mesmo - disse Sandra, que já conhecia o jeito da cunhada.

- Ah! Então vamos logo, que o caminho aqui é longo, e transporte público em São Paulo é um caos, você vai perceber querida, as pessoas são mal educadas, se empurram, não dão lugar pra gente sentar, isso sem contar que sempre tem alguém fedendo suor... - Marta disse tudo com o velho tom de desdem que tinha quando visitava a casa de Sandra, porém Sandra não se sentia diminuída pelo jeito da cunhada, apenas rezava para que um dia esta se esclarecesse.

- Humm, então vamos - Sandra já foi sacando de suas malas e se encaminhando, com dificuldade, a traz da cunhada.

Compraram a passagem para Sandra, marta já possuía uma, e entraram na estação Portuguesa - Tietê do metrô. Lá embarcaram e desembarcaram na estação Sé. Marta saiu do vagão empurrando as pessoas que estavam à sua frente enquanto fritava para Sandra - VEM SANDRA ESSE POVO NÃO VAI SAIR, É TUDO MAL EDUCADO!!!

Sandra calmamente se esquivava dos passageiros, que pareciam acostumados com aquele tipo de situação, em meio a "com licenças" e "me desculpes", conseguiu sair do vagão pouco antes do mesmo fechar as portas e partir.
Na plataforma de embarque as duas conseguiram entrar em um novo trêm, para seguirem em outra direção, Porém só o fizeram porque Marta se esforçou muito empurrando as pessoas para dentro do vagão, Sandra até achou engraçado quando a cunhada, de salto alto, bolsa Prada, empurrava aqueles homenzarrões aos fritos de "VAMO AÊ PÔ, DA PRA JOGAR FUTEBOL AI DENTRO!!"

Após algumas estações Marta conseguiu um lugar para sentar, e as duas continuaram a conversa.

- Então Sandra, como está a vida lá na roça?

- Ah! Marta segue tranqüila, muito trabalho como sempr... Marta deixa a senhora sentar - disse Sandra ao ver uma senhora que parecia cansada do dia de trabalho. Então se espantou quando a cunhada disse

- Eu não, o banco de idoso é aquele azul ali! - disse apontando para dois bancos já ocupados um por um deficiente visual e o outro por uma gravida.
Um senhor que estava sentado próximo às duas cedeu o seu lugar e seguiram viagem.

ao chegar na casa da cunhada encontrou Carlos, Sandra o beijou longamente, Marta os deixou subiram ao quarto e conversaram. quando Carlos perguntou como tinha sido a viagem Sandra respondeu

- Foi muito boa, principalmente a parte com sua irmã...

- Sério amor? As vezes minha irmã me deixa muito triste com certas atitudes.

- A mim também meu bem, mas é com pessoas como sua irmã que eu aprendo como nós gostamos de falar mal de nós mesmo, daí é só um passinho pra melhorar

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

No quarto do papai

Os dois filhos com a orelha colada na porta escutam:

- Não amor, assim não vai entrar!

- Então, como você quer que eu coloque???

-Ah! Vira pro outro lado!

- Mas ai vai ficar ao contrario

- Ah! então empurra... com mais força amor

-Não ta entrando você não ta vendo, da uma força aqui vai... ai ai, pronto entrou!

- Legal, agora aperta ai... mais rápido... isso agora coloca na Globo que vai começar a novela...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Minha Música

Você já andou na rua, e sentiu que estava escutando uma musica? Bem de leve ao fundo, sei lá?!?!

Eu sempre acreditei que todo mundo carrega com sigo um pouco de música, só de andar, falar, respirar, mexer os músculo... anyway... Eu acredito que se eu fechar os olhos e escutar as pessoas, principalmente meus amigos mais antigos, eu conseguiria chamalos de algum nome de música.

Ta tudo bem, a música marca momentos das nossas vidas, essas associações sinóptica (Viu eu sei Biologia Miss Li Franzini) são lógica (ta eu não sei se SE for sinóptica deve ser obrigatoriamente lógica, mas em fim), mas o que eu quero dizer é: você associa as pessoas a momentos visuais, todos fazemos isso, usamos nossos olhos pra reconhecer os amigos e lembrar as coisas, aposto que você tem algum amigo que se parece com isso aqui:

Desesperado, escandaloso, teatral... Você consegue lembrar de alguém EU APOSTO!!


Ou seja, nós linkamos imagens a pessoas e pessoas a imagens, talvez para nos encontrar melhor em uma sociedade que nós usamos principalmente a visão para conceber coisas, conhecer coisa... Mesmo assim nós usamos todos os sentidos... O olfato, ah! Vai dizer que você não reconhece sua namorada (o) pelo perfume, Vá lá que o perfume é feito em escala... Mesmo assim, é misturado com o cheiro dela (e), fecha os olhos e sente, é bem melhor que só uma imagem... Usamos o tato principalmente quando somos adolescentes para (ATENÇÃO, ESTE TRECHO FOI SENSURADO DEVIDO À CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA) até os pais chegarem...
O paladar é mais peculiar, pelo menos eu não saio lambendo todo mundo, mas eu sei que gosto tem certas pessoas... Sem mais comentários!

Mas é a audição que eu quero me concentrar, acho que nós formamos todo o nosso conjunto externo (imagem, voz, textura, e sei lá mais o que) pelo que somos dentro. E eu não consigo pensar em nada que nos seja mais interno do que a música, e eu digo sim, que cada um tem uma música interna, e vou dizer o porque: quando estiver em silêncio, duvido que vá fazer isso, porém mesmo assim eu proponho, relaaaaaaaxa e não pensa em nada... Não vai dar, vai ter aquele pequeno zunidinho no seu ouvido esquerdo, alguma coisa que é bem parecido com nada, agora se concentra nesse zumbidinho... Esses são os sons que você ouve todo dia... No meu caso é um pouco de buzina de carro, bater de teclas, som de papel amassado e sendo contado e som de protocolo batendo misturado com batuque de mesa, meu celular desapertando e tocando, um milhão de vozes diferentes, vento forte, chuva por ai vai..., Isso tudo só é cacofônico se quem escutar quiser SER uma pessoa cacofônica eu provo de novo...
Vamos lá... Coreto 1,2,3 vai
Escuta a buzina de carro vem como o baixo grave fazendo introdução, escutaram fez um compasso 3/4... Olha o barulho do protocolo ai gente, quase um repique dobrou o tempo e vai marcando junto, o papel fez seu papel, e o som das folhas sendo contadas lembra o reco-reco-reco-reco... As folhas amassadas parecem um chocalho, mas ta muito baixo pra escutar, que bom significa que agente ta economizando arvores... E o bater das teclas terminam com a percussão da minha música cotidiana junta é claro com o batuque de mesa que eu faço quando eu sento em qualquer lugar (não que seja bom) e vem entrando os tons aos poucos primeiro meu celular despertando, a primeira voz (que da o tom pro resto do dia) é da minha mãe gritando FÊÊÊÊÊ ACORDA TA NA HORA, e por ai vem o Ré médio do meu pai dizendo “bom dia", o Fá grave do cobrador do ônibus, as semifusas de vários tons diferentes da respeitável "ORQUESTRA DAS VOZES SONOLENTAS DO MÊTRO DE SÃO PAULO" que com o passar da terceira estação vão baixando o volume em respeito à sonolência matinal, porém elas voltam em alto e bom som em um Gran-Finale anunciado pela regente do "TEATRO DOS VAGÕES" quando ela der o sinal 1,2,3... "Estação Sé, desembarque pelo lado esquerdo do trem"... E por ai segue o show do dia a dia com muitas orquestras diferentes "Lè Orquestrê de lè escrritór", "The big band Group of the Cartorários from Hell" opa... Para tudo agora é hora dos solos da chuva, hoje o vento não se apresentou... Mas amanha ele estará apostos pro seu show.

E por ai vai, formando o meu samba do dia a dia, misturado com um pouco de folk e rock clássico além do solth e bossa nova... Não escute sinta e seja sua própria música!