domingo, 15 de novembro de 2009

Questão de genero sim

AI galera, mil descupa, porém ainda estou em semanas de provas, então, ainda vou demorar uns dias pra postar algo de novo, porém, fica aqui um texto da executiva do PT sobre o caso da estudante Gleysi

A violência física e simbólica contra as mulheres ainda é uma marca presente em nossa sociedade - machista e marcada pela desigualdade de gênero. O episódio de agressão a Gleysi Arruda chocou o país pela brutalidade. Em plena ambiente universitário, uma jovem foi submetida a humilhação extrema, quase foi estuprada e agredida fisicamente. Só saiu da universidade sob escolta policial.



Neste episódio, ficam evidentes a intolerância e o falso moralismo, colocando em questão quais os valores estão sendo transmitidos naquele ambiente educacional, e abre um precedente gravíssimo, dada a conduta conservadora dos alunos e alunas que participaram da manifestação.



O mínimo que se espera da direção da Uniban é a investigação rigorosa desse episódio terrível de violência sexista, a punição dos agressores, e a apuração das responsabilidades, promovendo um grande debate sobre a opressão às mulheres, sobre os direitos humanos e as liberdades democráticas.



Ao invés disso, a direção da Universidade Bandeirantes (Uniban), em uma inversão total de valores, resolve punir a vítima e expulsar a aluna Gleysi Arruda do seu quadro discente. Uma atitude estarrecedora, vazada por meio de nota reacionária, que fere os princípios mais básicos dos direitos humanos, como o respeito à dignidade, à privacidade, a à autonomia e à liberdade de expressão.



Pior ainda, uma covardia que coloca a direção da Universidade como cúmplice do que há de mais obscurantista, que é o desrespeito às mulheres, a intolerância e o autoritarismo.



Neste sentido, repudiamos a atitude arbitrária, intolerante e sexista da Uniban.



Defendemos a reintegração da aluna expulsa e reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade de mulheres e homens iguais – sem machismo, racismo e homofobia.


SP, 9 de novembro 2009.

Executiva Estadual do PT-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai Meu velho, vai comentar é?! satisfação ai...